Que tal colocar seu negócio onde mais de 500 milhões de pessoas olham todos os dias? Parece impossível juntar tanta gente no mesmo lugar, mas esse lugar existe e está dentro do seu celular. Sabe qual é o nome dele? Instagram!
São muitas pessoas de olho em produtos, prontas para conhecer mais sobre eles, e o seu negócio não pode deixar de lado a oportunidade de despertar o interesse delas e mostrar o melhor que você pode oferecer.
Quer saber como vender com sucesso no Instagram? Veja algumas dicas básicas para montar seu perfil e saiba o que fazer para Vender com qualidade e segurança e, ainda, interagir com seus clientes.

Por que vender no Instagram?
Se você ainda não está convencido que o Instagram é uma poderosa ferramenta para vender, veja esses dados:
- O Instagram tem 1 bilhão de usuários, sendo que 500 milhões entram na rede social todos os dias;
- 50% das contas cadastradas no Instagram seguem pelo menos uma marca;
- 80% dos usuários já usaram a rede social para decidir sobre a compra de um produto em uma determinada loja;
- 85% das pessoas entrevistadas em uma pesquisa já usaram o Instagram para descobrir um novo produto ou marca.
Essas estatísticas provam que o Instagram está em alta. São muitos usuários online todos os dias, e boa parte deles usa a rede social para comprar, pesquisar produtos e conhecer novos negócios.
Além de ajudar nas vendas, o Instagram serve para você conhecer melhor o seu público e entender suas preferências. Poucas coisas são tão importantes para vender mais quanto conhecer bem os clientes, por isso, você não pode abrir mão de divulgar seu negócio na rede social.
Se você não estiver presente lá, seu negócio vai estar na contramão do que as pessoas querem, e você vai abrir espaço para os concorrentes conquistarem o seu cliente. É preciso entender de uma vez por todas que o jeito de comprar está mudando, e um negócio que está começando agora precisa considerar e adotar essas mudanças.
1. Ter uma conta Comercial

você não deve vender usando o seu perfil pessoal. O certo é criar um perfil comercial para o seu negócio. Esse tipo de perfil tem alguns recursos que você não encontra nos perfis pessoais. Somente as contas comerciais conseguem:
- Verificar quantas pessoas viram uma publicação;
- Saber quem interagiu com a publicação;
- Analisar a quantidade de pessoas que visitaram o perfil;
- Contar a quantidade de cliques em suas postagens e links.
- Fazer anúncios.
Uma conta comercial é preparada para mostrar informações relevantes que te levam a entender melhor o seu público e analisar quais postagens fazem mais sucesso. Você pode criar uma nova conta ou transformar o perfil pessoal que você usa em um perfil comercial. Fazer isso é bem simples:
- Acesse as configurações do Instagram;
- Escolha a opção Alternar para perfil comercial;
- Sincronize a conta do Instagram com sua página no Facebook (é preciso ter uma página para o seu negócio no Facebook para criar uma conta comercial no Instagram);
- Coloque os dados do seu negócio na opção Configurar perfil comercial.
A biografia — ou apenas bio — é aquele pequeno texto que aparece no perfil do Instagram. Ele deve ser usado para você descrever o seu negócio e contar um pouco sobre ele para as pessoas que visitam o perfil.
2. Faça uma Biografia

A biografia deve informar o cliente, mas também serve para aproximar as pessoas. Esse recado simpático e ao mesmo tempo explicativo dá mais chances de aproximação entre o seu negócio e os clientes.
Você não precisa ser um mestre da criatividade na hora de montar a sua bio, seja claro quanto ao que o seu produto ou serviço entrega, destaque um -ou mais- diferencial, use um tom de voz empático e apresente outros canais de contato (como whatsapp, e-mails etc).
3. Publique fotos com Qualidades

Você precisa caprichar em todos os posts, porém, é preciso ter atenção máxima com os posts vendedores. Na hora de montá-los, use boas fotos (com boa qualidade e bem iluminadas) e faça uma descrições completas dos produtos.
Lembre-se que esses posts servem para convencer e atrair seu cliente, por isso, você precisa explicar um pouco sobre os produtos e usar as imagens para atrair. Quanto mais capricho você tiver, melhor será a aceitação das pessoas.
3. Use hashtags
As # tem um motivo para existir: elas ajudam as pessoas que estão pesquisando publicações com o mesmo tema. Imagine que você vende massas caseiras e faz postagens colocando hashtags como #massacaseira e #massaartesanal.
Um cliente que está buscando uma empresa que vende esse tipo de produto pode procurar essa hashtag no Instagram, encontrar seu post e entrar em contato com você para fazer um pedido.
Apenas cuidado para não usar um monte de hashtags sem relação com seu produto. Esqueça hashtags como #bomdia ou #estamosabertos e use aquelas que descrevem bem seus produtos e tem relação direta com eles
4. Faça stories
Os stories são aqueles conteúdos curtinhos e que são excluídos depois de 24h. As pessoas adoram esse tipo de postagem, são cerca de 500 milhões de contas interagindo com stories todos os dias!
Stories são divertidos e também são estratégicos. Usando seu perfil comercial você pode ver quantas pessoas viram sua postagem, quantos cliques foram feitos, quais pessoas compartilharam o post e muito mais. Esses números ajudam você a descobrir quem são as pessoas mais interessadas nos seus produtos e qual tipo de conteúdo elas mais gostam.
Além disso, essa ferramenta é boa para engajar com o público, pois permite uma interação mais dinâmica, como enquetes, perguntas, reações, contagem regressiva etc.
5. Faça posts em horários diferentes

O jeito para encontrar as melhores horas para postar é um só: testando. Faça diversos testes e sempre anote os resultados do post. Depois de fazer esses testes, analise quais horários deram mais retorno e aposte neles para suas próximas postagens.
Fazer essa análise pode demorar algumas semanas, mas é melhor se esforçar um pouco durante esse tempo do que seguir com uma agenda de postagens que não está alinhada com os horários em que o seu público está no Instagram.
6. Faça anúncios

Os anúncios permitem que você apresente seu produto para muitas pessoas. Além disso, você pode escolher para quem seus anúncios vão ser exibidos, filtrando as pessoas de acordo com sua localização, idade, páginas que elas curtem etc.
Os anúncios não são caros e trazem um ótimo retorno. Vale a pena usá-los para que mais e mais pessoas descubram o seu negócio.
7. Parceria com influenciadores
Seu negócio pode fechar uma parceria com influenciador digital para divulgar produtos. Esses profissionais têm muitos seguidores e boa parte deles é bem fiel, ou seja, se o influencer diz que é bom, eles compram.
Uma parceria dessas pode custar um pouco para o seu bolso, mas tem potencial de retorno. Só fique atento antes de fechar a parceria. Visite o perfil do influencer e veja se ele faz um trabalho legal e se ele realmente pode te ajudar a divulgar seus produtos para as pessoas certas.
Deixe um comentário